As escovas progressivas são uma mão na roda para as mulheres que querem praticidade na hora de deixar os cabelos prontos para sair.

Porém, como todo processo químico, demanda cuidados redobrados para evitar as pontas duplas, fios ressecados e quebradiços.

Confira alguns mitos e verdades sobre a escova progressiva.

Todas as escovas progressivas são iguais?

Mito. Existem inúmeros tipos de escovas, como a definitiva, chocolate, marroquina e inteligente, por exemplo, e cada uma provoca um efeito diferente nos fios. A maioria das escovas progressivas possui o ácido fórmico, ou formol, em sua fórmula. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) fiscaliza a quantidade de formol usada nos produtos, pois seu excesso pode provocar queda de cabelo, intoxicação e até queimaduras no couro cabeludo. Por isso, fique atenta na hora de escolher o melhor produto.

O procedimento é indicado para qualquer tipo de cabelo?

Verdade. Porém, é preciso ter cautela se você já realizou algum procedimento com tioglicolato de amônio, e caso a escova progressiva seja de cisteína, pois essa substância não é compatível com guanidina.

Os cabelos com química reagem melhor que os cabelos virgens?

Verdade. O cabelo que ainda não recebeu nenhum tipo de química tem as fibras de queratina em perfeito estado, sem fissuras. Dessa forma, o produto da escova progressiva tem uma dificuldade maior de penetrar no fio e alisá-lo.

O teste de mecha deve ser feito antes da aplicação do produto?

Verdade. É necessário verificar se o cabelo está apto a receber a escova progressiva. Por isso, os cabeleireiros devem realizar o teste de mecha antes de aplicar o produto.

Cabelos que já têm alguma química podem fazer a escova progressiva?

Depende. Algumas químicas não são compatíveis com a escova progressiva, como é o caso do hidróxido de guanidina.

Mas se você pretende pintar ou fazer mechas, pode realizar os dois procedimentos no mesmo dia, desde que o cabeleireiro dê o aval. Os cabelos que passaram por relaxamento recentemente devem esperar uma semana, no mínimo, para realizar um novo procedimento químico, como a progressiva.

A Kerensa, empresa de produtos para salão de beleza , possui diversos produtos que promovem alisamento dos fios e redução de volume. Conheça!